O Outubro Rosa é um período de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Mas cuidar da saúde da mulher vai muito além de uma campanha. Esse é o ponto de partida do novo episódio do DOL Delas, que recebe a médica oncologista Dra. Fernanda Lamarão para uma conversa sobre cuidado, informação e a importância de não deixar a própria saúde para depois.



Formada pela UFPA e especialista em Cancerologia Clínica pelo Hospital Ophir Loyola, Fernanda convive diariamente com histórias delicadas no consultório. Em conversa com a apresentadora Priscila Belfort, ela fala sobre a escolha pela Medicina e pela oncologia e compartilha os aprendizados que a profissão trouxe sobre a vida, a saúde e a própria maneira de enxergar as pessoas.Um dos principais assuntos da entrevista é o medo que ainda envolve o diagnóstico de câncer de mama. Fernanda explica como esse sentimento pode dificultar a busca por atendimento e reforça a importância de procurar orientação profissional diante de dúvidas ou alterações na saúde. A médica também compartilha como costuma acolher pacientes que recebem um diagnóstico e precisam lidar com uma nova realidade.



O episódio também mostra a mulher que existe por trás do jaleco. Mãe e esposa, Fernanda fala sobre os desafios de conciliar uma profissão intensa com a família e com o próprio autocuidado. A rotina também inclui atividades que ajudam a manter vivos outros interesses e sonhos: ela pratica musculação e beach tennis, gosta de arte floral e ainda deseja aprender a surfar e tocar piano.A conversa também leva a discussão para a realidade amazônica. Como médica e mulher da região, Fernanda reflete sobre os desafios para ampliar o acesso à informação e ao cuidado com a saúde feminina e sobre a importância de aproximar as mulheres dos serviços de saúde.Mais do que falar sobre câncer de mama, o novo episódio traz uma reflexão sobre autocuidado. A mensagem é para todas as mulheres que adiam consultas, exames ou até mesmo momentos de atenção consigo mesmas: cuidar da saúde não deve ser deixado para depois.🎥 Assista ao novo episódio do DOL Delas e acompanhe a conversa de Priscila Belfort com a Dra. Fernanda Lamarão sobre Outubro Rosa, prevenção, diagnóstico, maternidade, autocuidado e saúde da mulher na Amazônia.DOL Delas — porque juntas somos imbatíveis.O DOL Delas é um projeto do Diário Online que valoriza a mulher. No formato de vídeocast, contamos histórias de mulheres incríveis que ensinam outras mulheres a melhor se desenvolverem na área que trabalham.

Fonte original: https://dol.com.br/dolplay/dol-delas/964099/cancer-de-mama-oncologista-explica-como-o-medo-pode-atrasar-a-busca-por-ajuda